às

Estado recebeu 29 propostas para remodelação e ampliação do Museu Nacional de Arte Contemporânea


A entidade pública que é responsável pela gestão do Património Cultural em Portugal continental lançou um concurso de conceção do projeto de remodelação e ampliação do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) e recebeu 29 propostas.

“Um total de 29 trabalhos apresentaram-se ao concurso de conceção para a elaboração do projeto de remodelação e ampliação do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), lançado em dezembro de 2023 pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) com a assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos (OA)”, revela o comunicado do Património Cultural.

As obras de ampliação do MNAC, com um custo estimado em cerca de oito milhões de euros, destinam-se a duplicar as áreas de reservas e exposições, uma medida reclamada há décadas devido à exiguidade do espaço disponível neste equipamento cultural que tem à sua guarda uma das mais importantes coleções públicas de arte do país.

Este concurso público internacional “teve por base um Programa Preliminar do Projeto, elaborado pela DGPC em articulação com o MNAC e com a  Ordem dos Arquiteto, acompanhado da realização de levantamento desenhado e sondagens geotécnicas”, explica a instituição do Estado.

Foi publicado em Diário da República a 26 de dezembro de 2023, com um valor de 750 mil euros (sem IVA) e prazo de apresentação dos trabalhos até 10 de abril passado.

De acordo com o calendário previsto, “segue-se agora a fase de apreciação das propostas rececionadas, a cargo de um júri constituído por representantes do Património Cultural, Instituto Público (PC, IP, que sucede à extinta DGPC) e por representantes da OA. Prevê-se que o projeto de arquitetura fique concluído até ao final do primeiro semestre de 2025”, lê-se na nota.

O projeto a desenvolver abrangerá uma parte do edifício onde estava anteriormente instalada a PSP e parte do edifício do antigo Governo Civil de Lisboa.

Pretende-se, com esta remodelação, criar uma articulação entre os três edifícios, incluindo o mais antigo onde o Museu está instalado, na zona do Chiado, em Lisboa. Dotado de um acervo de quase 5.000 peças de arte, desde 1850 à atualidade, o MNAC completou 100 anos em maio de 2011.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments