às

Ministra da Saúde aceita demissão de Fernando Araújo


A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, aceitou a demissão de Fernando Araújo da direção-executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou esta tarde a tutela em nota de imprensa.

“A Senhora ministra da Saúde recebeu ontem, ao final do dia, uma comunicação eletrónica do Dr. Fernando Araújo, diretor-executivo do SNS, transmitindo a sua decisão individual de pedir a demissão do respetivo cargo. A ministra respondeu já ao Dr. Fernando Araújo, agradecendo a comunicação e serviço prestado, e transmitindo a aceitação daquele pedido, que foi apresentado de modo voluntário e espontâneo”, refere o gabinete da recém-nomeada governante.

A tutela sublinha que a cessação do mandato se tornará efetiva assim que o relatório de atividade da direção-executiva do SNS e respetivo ponto de situação, que foi pedido pela tutela previamente, for entregue, apontando um “prazo de cerca de 60 dias”.

“No devido tempo será conhecida a solução para a direção-executiva que terá a missão de realizar efetivas reformas, incluindo na gestão operacional e prestação de cuidados, que são inadiáveis para virar a página em defesa do SNS, e finalmente remediar a pesada herança que tanto prejudica o acesso, em tempo e qualidade, à saúde, em especial pelas pessoas mais vulneráveis”, acrescenta o Ministério na mesma nota.

O diretor-executivo do SNS anunciou ontem, segunda-feira, a intenção de se demitir do cargo, em conjunto com a sua equipa. “Uma “difícil decisão” que permitirá à nova tutela “executar as políticas e as medidas que considere necessárias, com a celeridade exigida, evitando que a atual DE-SNS possa ser considerada um obstáculo à sua concretização”, justificou.

“Respeitando o princípio da lealdade institucional, irei apresentar à senhora ministra da Saúde, em conjunto com a equipa que dirijo, o pedido de demissão do cargo de diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde”, pode ler-se num comunicado emitido ontem pelo médico.

De acordo com o ‘Observador’, a ministra foi apanhada de surpresa pela decisão de Fernando Araújo quando se encontrava num encontro com os homólogos da União Europeia, (UE), em Bruxelas.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments