às

A Europa é para velhos como Margarida II


Por uma razão simples: porque acha que está velha ou, não estando – ou não achando que está – sabe que neurónios frescos são outra coisa. Margarida II deixará o cargo no dia 14 de janeiro de 2024, exatamente 52 anos depois de ter se tornado rainha. “Deixarei o trono para meu filho, o príncipe herdeiro Frederik”, anunciou.

A monarca é a que está no poder há mais tempo na Europa, tendo assumido o trono após a morte do pai, o rei Frederico IX, em 1972. E revelou que a decisão foi tomada após um período de reflexão depois de uma cirurgia às costas no início de 2023. “A cirurgia naturalmente fez-me pensar sobre o futuro – se teria chegado o momento de deixar a responsabilidade para a próxima geração”, disse. “Decidi que agora é o momento certo”, acrescentou, e agradeceu aos dinamarqueses o apoio ao longo dos anos.

Ao contrário da tradição real britânica, não haverá uma cerimónia formal de coroação para o príncipe herdeiro Frederik, de 55 anos. Em vez disso, a sua posse será anunciada no castelo de Amalienborg, em Copenhaga, no mesmo dia em que assumirá o lugar da mãe como rei da Dinamarca e chefe de estado do país – que é uma monarquia constitucional – assim como na Gronelândia e nas Ilhas Faroé.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor



Fonte: Economico – Politica

0 Comments