às

Helicóptero com presidente do Irão a bordo despenha-se


Um helicóptero que transportava o Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, esteve este domingo envolvido num acidente no norte do país, segundo a imprensa local, que refere que o aparelho se terá despenhado.

“Segundo informações não confirmadas, o helicóptero que transportava o Presidente (…) despenhou-se na província do Azerbaijão Oriental”, afirmou a televisão estatal, acrescentando decorrem operações para o localizar em condições meteorológicas adversas, com o registo de chuvas fortes e algum vento.

Citada pelas agências noticiosas internacionais, a televisão estatal avançou que o incidente ocorreu perto de Jolfa, uma cidade na fronteira com o Azerbaijão, cerca de 600 quilómetros a noroeste da capital iraniana, Teerão.

Raisi tinha estado no Azerbaijão no início de domingo para inaugurar uma barragem com o homólogo azeri, Ilham Aliyev, naquela que é a terceira barragem construída pelos dois países no rio Aras.

Um helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e altos funcionários no noroeste do Irã sofreu um acidente ainda sem informações disponíveis sobre possíveis ferimentos ou danos. O presidente Raisi voltava de uma cerimónia para abrir uma barragem na fronteira do Irão com o Azerbaijão quando o seu helicóptero caiu ao pousar na região de Varzaqan, refere a agência IRNA no seu site.

Ahmad Vahidi, ministro do Interior da República Islâmica do Irão, confirmou o incidente para o helicóptero onde seguia Raisi e disse: “Devido às condições climáticas, os grupos de socorro ainda não chegaram ao local”.

O Irão possui uma variedade de helicópteros no país, mas as sanções internacionais dificultam a obtenção de peças para os mesmos. A sua frota aérea militar também remonta, em grande parte, ao período anterior à Revolução Islâmica de 1979.

Raisi, de 63 anos, é um homem de linha dura que anteriormente dirigiu o poder judicial do país e é caracterizado como um protegido e possível sucessor do líder supremo do Irão, o aiatola Ali Khamenei.

Raisi venceu as eleições presidenciais iranianas de 2021, uma votação que registou a taxa de participação mais baixa da história da República Islâmica.

 



Fonte: Economico – Politica

0 Comments