às

Portugal tem dos preços mais altos da Europa nas telecomunicações, alerta Anacom



O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), João Cadete de Matos, destacou que Portugal é o segundo país com os preços mais altos da Europa nas telecomunicações, frisando que isso se deve à falta de concorrência.

“Há uma percentagem elevada do rendimento das famílias que vai para pagar comunicações que as famílias portuguesas não necessitam, porque não têm ofertas competitivas. As famílias portuguesas não têm ofertas competitivas de internet e estão amarradas a ter pacotes e a ter contratos de fidelização”, sublinhou.

João Cadete de Matos falava durante uma audição à Anacom, que decorreu na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, relativamente ao cabo submarino que faz a ligação entre o território continental, a Madeira e os Açores.

O responsável da entidade reguladora das comunicações frisou que a Anacom “tem feito tudo o que está nas suas mãos” para que haja mais concorrência em Portugal, salientando que este é “um problema grave”, que se revela ainda pior no contexto da pressão inflacionista.

Já no que diz respeito à cobertura do território com Internet, revelou que Portugal está em sétimo lugar do ranking europeu, mas que, como presidente da Anacom, está a trabalhar para que o país suba ao primeiro lugar.

No entanto, realçou que um dos principais objetivos é que, nas freguesias onde há baixa densidade populacional e onde não há resposta nem da rede de fibra ótica nem da rede móvel, tenham cobertura de 75% com 100MB no final do ano que vem e em 2025 tenham cobertura de 90%, quando agora estão nos 0% ou 10%.

“São objetivos bastante mais exigentes do que aqueles que estão fixados em muitos dos outros países europeus”, concluiu.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments