às

Economia norte-americana cresceu 5,7% em 2021



O PIB dos EUA cresceu 6,9% em termos homólogos no último trimestre de 2021, segundo os dados desta quinta-feira do Departamento do Comércio daquele país, um valor que supera as projeções de 5,5% e mostra uma resistência da maior economia do mundo às perturbações causadas no final do ano pela variante Ómicron.

Este valor significa que os EUA cresceram 5,7% na totalidade do último ano, o ritmo mais elevado de crescimento desde 1984 e uma melhoria clara em relação à contração de 3,4% registada em 2020.

No terceiro trimestre de 2021, a economia americana havia crescido apenas 2,3%, olhando para a taxa anualizada, numa altura em que esta se debatia com escassez de materiais em várias indústrias, uma subida dos preços e dificuldades de contratação. No final do ano, e apesar do surgimento de uma nova estirpe da Covid-19 e das restrições a que esta voltou a obrigar, os EUA mostram uma vitalidade económica acima do esperado pelos mercados.

Este crescimento foi motivado, sobretudo, por uma componente do consumo interno forte, que avançou 3,3%, bem como o investimento privado, que cresceu uns assinaláveis 32%. Por outro lado, os gastos públicos retraíram-se ligeiramente no período em análise, o que teve um impacto negativo no valor final do indicador.

Ainda assim, a economia norte-americana entra em 2022 com ainda bastante incerteza, especialmente dada a situação pandémica. Jerome Powell, presidente da Reserva Federal, alertou para isso mesmo esta quarta-feira, apesar de reconhecer um mercado laboral e “folga” para subir taxas de juro “em breve” sem penalizar o crescimento do país.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments