às

Conclusão do caso ‘Party-Gate’ adiada mais uma vez



Sue Gray, a investigadora responsável pelo caso Party-Gate, ficou de apresentar as suas conclusões na semana que termina dia 28 de janeiro. Mas, com a investigação paralela da polícia de Londres, alguns dos assuntos no já completo relatório, tiveram de ser retirados, levando assim a um adiamento que estava previsto para segunda-feira. Agora, a apresentação das conclusões corre o risco de ser novamente adiada.

Este relatório é uma peça fundamental da política inglesa. Em causa está a participação do primeiro-ministro, Boris Johnson, em festas que o governo que lidera tornou ilegais numa altura critica da pandemia. Não só pelo facto de tanto o primeiro-ministro como outros altos membros da governação inglesa estarem envolvidos no caso como também por muitos deputados do partido conservador estão a aguardar os resultados para poderem decidir se pretendem ou não começar uma disputa pelo poder interna. Recorde-se que são necessários 54 deputados do partido conservador para desencadear uma moção de censura.

Depois do anúncio na quinta-feira de que a polícia londrina ia começar uma investigação paralela, a polícia afirmou não estar a atrasar o relatório de Sue Gray, mas é certo que na sexta-feira num comunicado escreveram que “nós pedimos que as referências no relatório de Sue Gray sejam mínimas”, obrigando assim a várias mudanças no relatório de Sue Gray. Disseram ainda que “não solicitámos quaisquer limitações a outros acontecimentos no relatório, nem a atrasamos o relatório, mas tivemos contactos permanentes com o Gabinete [de Sue Gray], incluindo sobre o conteúdo do relatório, para evitar qualquer prejuízo à nossa investigação.”

O partido Democratas Liberais já veio defender que “o relatório de Sue Gray deve ser publicado na íntegra, incluindo todas as fotos, mensagens de texto e outras provas que existam. Se for censurado agora, uma versão completa e não censurada deve ser publicada assim que a investigação policial estiver completa”.

Até ao momento não há previsão de data de apresentação do relatório de Sue Gray, nem da conclusão da investigação da polícia londrina.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments