às

PIB dos EUA tem crescimento anualizado de 3,4% no quarto trimestre de 2023


A taxa de crescimento anteriormente anunciada situava-se em 3,2%, pelo que os dados hoje divulgados correspondem à terceira e última estimativa daquele organismo oficial norte-americano.

No entanto, esta revisão não afeta o crescimento do PIB para o conjunto de 2023, que se mantém em 2,5%, contra 1,9% em 2022, adianta.

O comportamento do PIB no último trimestre superou ligeiramente as expectativas dos analistas, que esperavam que o crescimento anualizado do PIB se mantivesse inalterado nos 3,2%, segundo analistas do briefing.com, citados pela agência EFE.

A revisão do PIB ficou a dever-se, em grande parte, a uma inflação ligeiramente mais persistente do que a esperada, uma vez que o crescimento não inflacionista ao longo do período permanece inalterado à taxa anualizada de 1,6%.

Os Estados Unidos publicam o seu crescimento a uma taxa anualizada, uma medida que compara o PIB com o do trimestre anterior e, em seguida, projeta a variação dessa taxa para o ano inteiro.

Se compararmos simplesmente com o trimestre anterior, como fazem as outras economias, o crescimento do PIB situou-se em 0,8%.

O vigor do crescimento da economia norte-americana foi uma surpresa em 2023, quando o país escapou a uma recessão que parecia ser um dado adquirido.

Mas o consumo, o principal motor da economia norte-americana, manteve-se sólido, apesar de o poder de compra ter sido corroído pela inflação, por um lado, e pelo aumento das taxas de juro, por outro.

Os salários também têm vindo a aumentar e, desde meados de 2023, têm aumentado a um ritmo de crescimento mais rápido do que nunca.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments