às

Comité de acionistas do CaixaBank em Lisboa para reunir com CEO do BPI


Os membros do Comité Consultivo de acionistas do CaixaBank reuniram-se com o Presidente Executivo do BPI, João Pedro Oliveira e Costa, no edifício de serviços centrais da entidade em Lisboa, onde estiveram durante dois dias com o objetivo de conhecer in loco a atividade e o negócio do banco português.

Trata-se da primeira visita do órgão consultivo a Portugal e foram também acompanhados pela diretora de Relações com Investidores e Acionistas, Marta Noguer.

O Comité Consultivo reuniu-se durante dois dias com vários órgãos da direção do BPI para receber informação detalhada sobre a atividade do banco, revela o banco.

O CaixaBank foi a primeira entidade financeira no IBEX 35 a dispor de um Comité Consultivo de acionistas que tem como objetivo propor, desenvolver e valorizar as ações e os canais de comunicação para melhorar o diálogo entre a entidade e os seus acionistas, explica a instituição.

João Pedro Oliveira e Costa destacou a solidez do BPI em termos de liquidez e capital, e sublinhou que, com o apoio do CaixaBank, o Banco está preparado para continuar a crescer e a apoiar os seus clientes particulares e empresas, bem como a economia e a sociedade portuguesa.

Os membros do Comité visitaram o espaço comercial BPI All in One Lisboa, situado no emblemático edifício Monumental da Praça Duque de Saldanha, que alia um atendimento próximo e personalizado com a agilidade e comodidade das tecnologias mais inovadoras.

No decorrer destes dois dias e em reuniões com vários responsáveis de direção do BPI, os membros do Comité Consultivo receberam também informação detalhada sobre os projetos de inovação do banco, bem como os de dimensão social, que está a desenvolver em colaboração com a Fundação ”la Caixa”.

O BPI é a quarta maior entidade financeira que opera em Portugal em termos de ativos, com quotas de mercado de cerca de 11,5% em créditos e de 11,4% em recursos de clientes no país. Com 1,9 milhões de clientes, perto de 4.400 colaboradores, mais de 270 balcões e de 1.300 caixas automáticas, o BPI contribuiu, através da sua atividade em Portugal, com 272 milhões de euros para os resultados do CaixaBank em 2022.

A participação de 48% no BFA contribuiu com dividendos de 87 milhões de euros e a participação de 35,7% no BCI com 43 milhões para os resultados do grupo nas contas de 2022, revela a instituição.

O BPI está centrado na atividade de banca comercial em Portugal com uma gama completa de produtos e serviços financeiros, ajustada às necessidades específicas de cada cliente, através de uma rede de distribuição especializada, omnicanal e totalmente integrada.

A sua oferta de produtos complementa-se pelas soluções de investimento e poupança da BPI Gestão de Ativos e pela distribuição de seguros de vida e não vida da Allianz Portugal, na qual o BPI detém de uma participação de 35%.

O CaixaBank foi a primeira entidade financeira no IBEX 35 a dispor de um Comité Consultivo de acionistas que é composto por membros representativos da base acionista e, segundo estabelece o regulamento do Comité, a permanência máxima é de três anos, pelo que uma parte do comité é renovada anualmente.

Cada membro do Comité deve ser titular de um mínimo de 1.000 ações durante toda a sua participação. O período de receção das candidaturas para a renovação deste ano termina no dia 30 de junho.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments