às

Operação militar mata pelo menos 44 membros do Al Shebab na Somália


Pelo menos 44 alegados membros do grupo terrorista islâmico Al Shebab morreram numa operação militar realizada no centro sul da Somália, foi hoje anunciado pelo Governo somali.

A operação foi conduzida pelas Forças Nacionais de Informação e Segurança da Somália em conjunto com parceiros internacionais e foi dirigida a um “ponto de encontro” do grupo na zona de Ali Fuuto, no município de Kurtunwarey, de acordo com o Ministério da Informação da Somália, citado pela agência noticiosa Efe.

A operação foi realizada após “12 meses de planeamento meticuloso do Serviço Nacional de Informações” e originou a destruição das instalações e a morte de “alguns líderes” da organização, refere o documento, que não acrescenta mais detalhes.

A operação surge depois de uma reunião de várias personalidades – incluindo o comandante da coligação multinacional de apoio à Somália, o general Mohamed Ali Barise, e o embaixador do Quénia na Somália, Thomas Chepkuto – para acelerar a segunda fase da “guerra total” declarada pelas autoridades contra o grupo.

A primeira fase terminou, segundo o governo somali, com cerca de três mil mortos e mais de 70 cidades recapturadas, numa ofensiva militar que agora abrange o sul do país.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments