às

Suécia concorda em extraditar homem para a Turquia após acordo com a NATO



O governo da Suécia decidiu extraditar um homem para a Turquia procurado por fraude, segundo a “Reuters”, marcando assim o primeiro caso desde que a Turquia exigiu um número de pessoas extraditadas em troca de permitir que Estocolmo solicitasse formalmente a adesão à NATO.

Em junho, a Turquia, aliada da NATO, retirou o veto à Finlândia e à tentativa da Suécia juntarem-se à aliança ocidental, após semanas de tensas negociações em que Ancara acusou os países nórdicos darem asilo ao que a Turquia diz serem militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão que foi banido.

Como parte do acordo, a Turquia apresentou uma lista de pessoas que queria que a Suécia extraditasse, mas desde então expressou frustração com a falta de progresso. Agora, a Suécia começou a cumprir o acordo e optou pela extradição de um homem, na casa dos 30 anos.

“É uma questão de rotina normal. A pessoa em questão é um cidadão turco e foi condenado por crimes de fraude na Turquia em 2013 e 2016”, disse o ministro da Justiça sueco, Morgan Johansson. “O tribunal supremo analisou a questão como habitualmente faz e concluiu que não há obstáculos à extradição”, acrescentou.

O Ministério da Justiça da Suécia recusou-se a dizer se o homem estava na lista de pessoas que a Turquia exigiu ter extraditado ou a fornecer mais comentários sobre o assunto.

O homem, detido na Suécia desde o ano passado, diz que foi condenado injustamente porque é um convertido ao cristianismo.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments