às

Alteração do emissor de Palmela para migração da rede TDT agendado para 3 de agosto



No dia 3 de agosto, vai ser retomado o processo de migração da rede de televisão digital terrestre (TDT), essencial para que seja libertada a faixa dos 700MHz para o 5G, disse a Anacom, em comunicado, esta segunda-feira.

Devido à pandemia da Covid-19, este processo tinha sido suspenso no dia 13 de março, altura em que já tinho sido alterados 63 dos 243 emissores. A Anacom prevê que o processo agora retomado, que abrange a alteração de mais de 180 emissores, dure até ao dia 12 de dezembro.

Quando o emissor de Palmela for alterado, a Anacom explica que os utentes que recebem o sinal de televisão através deste emissor, “ficarão com o ecrã da televisão a negro”, e deverão fazer a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e poderão ver televisão de forma gratuita.

“A Anacom teve a preocupação de assegurar que não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga”, lê-se no comunicado.

Ainda assim, a Anacom avisa que os condomínios e ou edifícios poderão ter de substituir os amplificadores mono-canal.

Os utentes que não consigam ressintonizar os equipamentos poderão ligar para a linha de apoio gratuita da Anacom, para o número 800 102 002. Se, após o apoio técnico por telefone o problema não estiver resolvido, a Anacom “agendará uma visita a casa da pessoa de técnicos devidamente identificados para proceder à sintonia, de forma gratuita”.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments