às

Moody’s melhora ‘outlook’ da IP. Apoio financeiro do Estado decisivo


A agência de notação Moody’s melhorou esta quarta-feira o outlook da Infraestruturas de Portugal (IP) de “estável” para “positivo”, cujo capital é 100% detido pelo Estado português e é sujeita à tutela dos Ministérios do Planeamento e das Infraestruturas e das Finanças

Em comunicado, a Moody’s explicou que a melhoria do outlook da IP seguiu-se à melhoria que fez sobre o outlook da dívida soberana portuguesa, no passado dia 9 de agosto. “A alteração do outlook para ‘positivo’ da IP reflete a visão que a Moody’s sobre o aumento da capacidade do Governo apoiar a IP”, lê-se na nota.

“Isto demonstra ligações fortes entre a IP e o Governo de Portugal que tem prestado um apoio significativo à empresa na forma de injeções de capitais ao longo dos anos desde o começo da crise financeira”, disse a Moody’s. “Sem este apoio, a IP seria incapaz de satisfazer os custos operacionais e financeiros”.

A Moody’s antecipa que as injeções de capital do Governo na IP continuem, o que permitirá à empresa pública ter capacidade financeira para cobrir as despesas com o seu programa de investimento e assumir os pagamentos de dívidas,

“A Moody’s considera que a qualidade do crédito da IP está relacionada com a qualidade de crédito soberana” por três razões. Não só devido ao “seu papel crítico na gestão da ferrovia e rede de estradas em Portugal”, como também por causa da “sua autonomia financeira reduzida e supervisão apertada pelo Governo” e ainda por causa da “expectativa de Governo de Portugal continuar a prestar apoio financeiro quando necessário”.

Devido à estreita relação entre o outlook da dívida soberana e o outlook da IP, a Moody’s explicou ainda que a melhoria do rating da dívida portuguesa levaria à melhoria dos ratings da IP. Da mesma forma, a redução do rtating da dívida soberana também conduziria à redução do rating da IP.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments