às

Irão garante que está preparado para responder a ataques dos Estados Unidos


O Irão garante que está preparado para responder a qualquer ataque dos Estados Unidos, num momento de grande tensão entre os dois países.

A escalada de tensão entre Washington e Teerão acontece depois do Irão ter abatido um drone de vigilância não-tripulado dos EUA, alegando que estava sob espaço aéreo do país, o que foi negado pelos EUA.

“Independentemente de qualquer decisão que eles tomem [EUA]… não vamos permitir que qualquer fronteira do Irão seja violada. O Irão vai firmemente confrontar qualquer agressão ou ameaça pela América”, disse o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros Abbas Mousavi à agência iraniana Tasnim, citado pela Reuters.

O presidente Donald Trump deu ordens às Forças Armadas do país para prepararem um ataque contra o Irão. Mas acabou por cancelar os ataques com receios de provocar elevadas baixas, 150 vidas humanas no total, segundo as suas contas.

Donald Trump declarou que Washington está aberto a conversar com Teerão, mas este sábado várias altas personalidades do Governo e das Forças Armadas do Irão declararam publicamente que o país está preparado para responder a eventuais ataques.

“Qualquer erro pelos inimigos do Irão, em particular a América e os seus aliados regionais, seria como disparar contra um depósito de pólvora que vai queimar a América, os seus interesses e os seus aliados”, segundo o porta-voz dads Forças Armadas do Irão Abolfazl Shekarchi disse à Tasnim, segundo a Reuters.

Também um comandante da Guarda Revolucionária garantiu que esta força de elite está preparada para ripostar.

“Esta é a nossa resposta à violação do espaço aéreo iraniano e se a violação for repetida então a nossa resposta vai ser repetida. É possível que esta infração pelos americanos tenha sido levada a cabo por um general ou alguns operadores”, disse o brigadeiro-general Amirali Hajizadeh à agência de notícias da república islâmica (IRNA).

Teerão convocou o seu representante diplomático nos Emirados Árabes Unidos por este país ter permitido que o drone que foi abatido tivesse sido lançado de uma base militar norte-americana localizada nos Emirados.

As tensões na região voltaram a aumentar depois de Donald Trump ter decidido sair do acordo nuclear que previa a redução do programa nuclear iraniano, em troca do levantamento de sanções económicas.

Após a saída deste acordo, que outras cinco potências também assinaram com o Irão, os EUA voltaram a aplicar sanções ao país persa.

Washington também acusou Teerão de ser responsável pelos ataques a dois navios-petroleiros na semana passada no Golfo de Ormuz e em quatro petroleiros nos Emirados Árabes Unidos em maio. O Irão negou qualquer envolvimento nestes ataques.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments