Projeto português BigBATT vai receber financiamento europeu
O projeto BigBATT, localizado junto à central da EDP no Ribatejo, foi um dos projetos europeus selecionados para receber financiamento por parte da Comissão Europeia. Esta bateria com uma potência de 150MW, atualmente ligada à central da EDP, foi um dos projetos selecionados pelo Innovation Fund.
Segundo indica a EDP em comunicado, a Comissão Europeia “reconheceu o carácter inovador do projeto da EDP para a construção de um dos maiores sistemas de baterias da Europa ligado a uma central de ciclo combinado”, sendo que este “reconhecimento reforça a liderança global do grupo na transição energética e o potencial da Península Ibérica neste processo de descarbonização”.
De acordo com a energética, este projeto visa aproveitar as infraestruturas já existentes, sendo uma forma de otimização de recursos, de “viabilidade de soluções escaláveis, flexíveis e inovadoras para reduzir as emissões”. Lembra a EDP que estes sistemas de baterias de armazenamento, como o BigBATT, se têm mostrado essenciais para assegurar a transição energética.
Adianta a EDP que o BigBATT é o único projeto português selecionado para receber apoio de Bruxelas nesta edição, além de ser também “a única iniciativa de armazenamento aprovada nas candidaturas de média e grande escala”.
O projeto será construído e operado perto da central de ciclo combinado do Ribatejo, uma vez que vai permitir armazenar o excedente de energia renovável durante os períodos de vazio e fornecê-la nos picos da procura, procurando também reduzir a utilização do gás.
Fonte: Economico – Politica
0 Comments