às

Microsoft planeia investir sete mil milhões de euros em Espanha


A Microsoft está a planear fazer um investimento de 6,69 mil milhões de euros para construir novos centros de dados (data centers) em Espanha. A tecnológica norte-americana pretende entrar no oásis da computação da nuvem no nordeste do país vizinho: a região de Aragão, noticia esta sexta-feira a agência Reuters.

Segundo o jornal regional “Heraldo”, que avançou a notícia sobre a estratégia da Microsoft para esta zona de Espanha, o governo regional de Aragão (secretaria do Economia, Emprego e Indústria) recebeu um pedido de licença de construção da empresa de Redmond para criar centros de dados fora da cidade de Saragoça.

A Microsoft, que anunciou recentemente um investimento de 2,1 mil milhões de euros em data centers em Madrid, parece querer seguir as pisadas da concorrente Amazon (AWS), que em maio apresentou um plano de investimento de 15,7 mil milhões de euros a 10 anos em Aragão.

Na terça-feira, a Microsoft informou publicamente que abriu a sua primeira região cloud de data centers em Espanha, localizada na comunidade autónoma de Madrid. A partir desta região, designada “Espanha Central”, a empresa fundada há 49 anos vai disponibilizar serviços e soluções cloud, bem como tecnologia de Inteligência Artificial, a outras empresas e entidades públicas de Espanha e de outros países da Europa. A infraestrutura faz parte do compromisso de investimento da Microsoft em Espanha, que atingirá os 2,1 mil milhões de dólares (dois mil milhões de euros) no período 2024-2025.

Logo no dia seguinte, na quarta-feira, o conselho de administração da Microsoft propôs um dividendo trimestral de 0,75 dólares por ação. O dividendo será pago a 12 de setembro de 2024 aos acionistas registados a 15 de agosto de 2024, a data ex-dividendo.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments