às

Joe Berardo. Processo de retirada das comendas continua na gaveta um ano depois



O processo da retirada das comendas a Joe Berardo continua parado. O Conselho das Ordens Nacionais, entidade liderada por Manuela Ferreira Leite e a quem compete sugerir a quem se deve atribuir condecorações reuniu-se pela primeira vez em 2019 depois da presença de Joe Berardo na Comissão de Inquérito Parlamentar, e a decisão será tomada com o empresário tendo o estatuto de arguido, conta a revista “Visão”.

Na altura, e apesar da “”arrogância jocosa” demonstrada no Parlamento, o Conselho das Ordens Nacionais acabou por dar parecer favorável à instauração de um processo disciplinar relativamente às condecorações de Joe Berardo, que foi condecorado pela primeira vez por Ramalho Eanes, em 1985, e posteriormente por Jorge Sampaio, em 2004, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Contudo, a pandemia levou ao adiamento da decisão por parte do Conselho das Ordens Nacionais sobre a audiência de Joe Berardo no Parlamento.

Joe Berardo foi esta manhã detido no âmbito de uma investigação aos créditos ruinosos feitos na Caixa Geral de Depósitos (CGD). Em causa estão crimes de burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento de capitais. O empresário e o advogado deverão ser ouvidos esta quarta-feira pelo juiz Carlos Alexandre para primeiro interrogatório judicial. Joe Berardo irá passar a noite no Estabelecimento Prisional de Lisboa.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments