Preços do petróleo caíram depois da OPEP prolongar cortes na produção
Os preços do petróleo caíram nesta segunda-feira, depois da organização dos países exportadores de petróleo (OPEP) ter concordado em prolongar as reduções voluntárias da produção até ao segundo trimestre. O anúncio foi feito pela OPEP, no domingo, e tem como objetivo apoiar a estabilidade de curto prazo dos mercados de petróleo bruto.
Segundo a ‘CNBC’, esta segunda-feira, o Brent caiu 0,05% para 83,52 dólares por barril e o texano WTI desceu 0,19% para 79,82 dólares.
A Arábia Saudita afirmou que prolongará o seu corte voluntário de um milhão de barris por dia até ao final do segundo trimestre, segundo informou a agência de imprensa saudita estatal. Até ao final de junho, a produção de petróleo em Riade vai ser de nove milhões de barris por dia aproximadamente.
Por outro lado, a Rússia, outro peso pesado da OPEP, vai reduzir a sua produção e fornecimentos de exportação num total combinado de 471 mil barris por dia até ao final de junho. Moscovo ofereceu-se para reduzir o seu fornecimento em 500 mil barris por dia no primeiro trimestre.
Outros produtores da OPEP, como o Iraque e os Emirados Árabes Unidos, também vão prolongar os seus cortes voluntários de produção de 220 mil barris por dia e 163 mil barris, respetivamente, até ao final do segundo trimestre.
“Este novo movimento da OPEP mostra claramente uma forte unidade dentro do grupo, algo que foi posto em causa após a reunião ministerial em novembro, que viu Angola a abandonar o grupo”, refere o vice-presidente da Rystad Energy, Jorge Leon.
A prorrogação sinaliza a “determinação robusta” em defender um preço mínimo acima de 80 dólares por barril no segundo trimestre, afirmou o vice-presidente, acrescentando que se a OPEP revogar rapidamente os cortes, os preços do petróleo vão cair para 77 dólares por barril em maio.
Fonte: Economico – Politica
0 Comments