às

Existiam mais de 300 mil utilizadores de IQOS em Portugal no final de 2021, revela Tabaqueira



Em Portugal, no final do último ano, existiam mais de 300 mil utilizadores de IQOS (sistema de tabaco aquecido), cujo número de postos de venda aumentou para os três mil em todo o país. Os dados são da Tabaqueira, subsidiária da Philip Morris International (PMI) em Portugal, que divulgou o seu relatório de sustentabilidade anual, no qual aborda o progresso ao nível da intenção de alcançar as metas definidas nesse contexto em 2021.

No documento, apresentam-se duas formas distintas de impactos sociais e ambientais da empresa, isto é, os que ocorrem através dos produtos da Tabaqueira e os que resultam da operação da empresa, segundo a própria revelou em comunicado.

Quantos aos objetivos definidos para 2025, no âmbito do impacto do produto, o primeiro passa por substituir os cigarros por alternativas cientificamente substanciadas, livres de fumo e de combustão. Segue-se a redução do desperdício e a implementação de programas que permitam evitar a eliminação indevida de resíduos de filtros, assim como a adoção de princípios do ecodesign e da circularidade nos dispositivos associados a produtos sem fumo.

No que diz respeito ao impacto operacional, é objetivo a fomentação da diversidade cultural, em prol da equidade e inclusão, assim como a promoção da prática de preservação da natureza em geral e da água em particular.

Ao nível do impacto do produto no âmbito social, o total de utilizadores adultos de produtos sem combustão e sem fumo da PMI atingiu 21,7 milhões, um pouco por todo o mundo, em 2021. Destes, 15,3 milhões abandonaram os cigarros. A PMI somou investimentos superiores a 566 milhões de dólares (551 milhões de euros) no desenvolvimento destes produtos.

No que diz respeito à esfera ambiental, a Tabaqueira registou “diversas iniciativas” na procura de consciencializar fumadores para a colocação dos filtros e das pontas dos cigarros no lixo e em locais apropriados. Foram ainda distribuídos 39 mil cinzeiros portáteis e reutilizáveis, precisamente com o propósito de evitar a eliminação de resíduos.

No impacto operacional que se prende com o plano social, a Tabaqueira lembra que renovou a certificação em igualdade salarial, garantindo os mesmos rendimentos para homens e mulheres que desempenhem as mesmas funções. Dos 1.300 postos de trabalho contabilizados em 2021, 42% eram ocupados por mulheres e estavam representadas 33 nacionalidades.

Já no plano ambiental, observou-se uma redução de 44% no consumo de energia da operação fabril, face a 2010, assim como uma redução de 74% ao nível das emissões, comparativamente com o mesmo ano.

De acordo com o diretor-geral da Tabaqueira, Marcelo Nico, dar passos rumo à sustentabilidade é uma responsabilidade de quem trabalha nos mais variados sectores. “Enquanto agente de um ecossistema muito alargado, que impacta económica, social e ambientalmente um grande número de pessoas, acreditamos que também cabe às organizações – em conjunto com os legisladores, reguladores e a sociedade civil – darem passos resolutos e concretos na promoção de um mundo mais sustentável”, referiu, em declarações citadas na nota.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments