às

Zelensky não acredita que Putin irá recorrer a armas nucleares, mas reconhece “riscos”



O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, reagiu esta quarta-feira às declarações de Vladimir Putin, afirmando que não acredita que o líder russo irá recorrer ao uso de armas nucleares na guerra com a Ucrânia nem que o mundo irá deixar que isso aconteça, reconhecendo, contudo, que “há riscos”.

Os comentários de Zelensky surgem após o discurso no qual Putin afirmou não estar a fazer “bluff” quando diz que a Rússia irá recorrer a “todos os meios” necessários perante a “chantagem nuclear” do Ocidente. O chefe de Estado anunciou ainda a mobilização de 300 mil cidadãos para combater na guerra, aumentando preocupações de que o conflito poderá escalar.

Numa entrevista ao jornal alemão “Bild”, o presidente da Ucrânia reconheceu que “há riscos” de um conflito nuclear, mas “o mundo não vai permitir que [Putin] use essas armas”.

Quanto ao anúncio da Rússia em mobilizar 300 mil militares na reserva para combater na Ucrânia, Zelensky disse que “Putin quer afogar a Ucrânia em sangue, mas também no sangue dos seus próprios soldados”.

Zelensky vincou que muitos desses cadetes “não sabiam lutar” e que “vieram até [à Ucrânia] e morreram”.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments