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Governo planeia novo aeroporto em Alcochete com o Montijo como solução complementar



O Governo vai entregar o estudo de avaliação estratégica de impacto ambiental do novo aeroporto de Lisboa ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). Mas pretende avançar com dois novos aeroportos: um complementar no Montijo e outro em Alcochete que deverá substituir a Portela em 2035, segundo fonte próxima do processo.

Esta solução foi já articulada com a ANA, a empresa que gere os aeroportos nacionais. Os custos desta opção serão suportados pela ANA, prevendo-se que a concessão da empresa detida pelo grupo francês Vinci seja renegociada. O LNEC fará o estudo de avaliação de impacto ambiental nos dois aeroportos.

O Executivo decidiu não entregar o estudo à entidade que tinha sido selecionada em concurso público, por considerar que existe um conflito de interesses, por se tratar de uma empresa detida pela entidade que gere o aeroporto de Madrid, como avançou hoje o “Negócios”.

Nos planos do Executivo, dentro de quatro anos haverá aviões a aterrar num aeroporto com uma pista no Montijo, como solução complementar que concilia as necessidade de curto prazo com uma solução de longo prazo.

Esta solução de longo prazo será a construção de um novo aeroporto em Alcochete, que em 2035 substituirá o aeroporto Humberto Delgado. Este último deverá encerrar.

As projeções do Executivo apontam para que, sem a construção do aeroporto de Alcochete, o aeroporto do Montijo e o da Portela estariam sobrelotados já a partir de 2035.

A localização em Alcochete permitirá aumentar o número de pistas, se necessário, ao longo das próximas décadas, podendo ter até quatro pistas.

Além da construção dos aeroportos do Montijo e de Alcochete, o aeroporto Humberto Delgado também deverá ter obras de beneficiação que estarão a cargo da ANA e que deverão custar entre 200 e 300 milhões de euros. A substituição da torre de controlo é uma dessas obras.

[em atualização]



Fonte: Economico – Politica

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