às

BlackRock defende que transição da economia para “zero emissões” implicará uma redistribuição massiva de ativos nas carteiras



A BlackRock acaba de divulgar o seu mais recente relatório (“Posicionamento para a transição net-zero”) sobre o caminho da transição energética e a forma como as carteiras de investimento se devem adaptar nesta fase, mitigando os riscos, aproveitando as oportunidades, de forma a alcançarem retornos a longo prazo.

“A transição para uma economia descarbonizada está em curso e implicará uma redistribuição massiva de recursos, com um impacto inevitável nos portfólios”, defende a gestora de ativos.

As economias serão reformuladas à medida que as emissões de carbono forem reduzidas, impactando inevitavelmente nas carteiras de ativos, avisa a BlackRock.

“Como gestora de activos, o papel fiduciário da BlackRock inclui ajudar os nossos clientes a navegar nessa transformação económica. A transição para o net-zero é uma dessas transformações. A BlackRock ajuda os seus clientes a posicionar as suas carteiras de forma a resistirem aos riscos, a aproveitarem as oportunidades e a lutarem por retornos mais estáveis e mais elevados a longo prazo. Este documento está centrado nesse objetivo de investimento”, refere a gestora norte-americana.

“Navegar na transição dentro de um portfólio exige que se tenha uma visão sobre quão rápida será a transição; como mitigar a volatilidade e possíveis restrições de oferta pelo caminho; e em que medida a trajetória de transição já se reflete nos preços de mercado”, refere o relatório.

O caminho exato da transição a partir daqui é incerto, diz a BlackRock. A política atualmente adotada não é suficiente, mesmo com a tecnologia disponível, para limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

“A transição pode acelerar a partir do caminho implícito na política atual – à medida que a tecnologia se desenvolve, as preferências sociais mudam e os custos económicos e humanos dos danos físicos do clima tornam-se mais evidentes. Mas pode haver diferenças regionais no ritmo. Acreditamos que a guerra na Ucrânia pode ter acelerado a transição na Europa, onde os objetivos de segurança energética e acessibilidade estão alinhados com a transição para emissões líquidas zero, mas não teve o mesmo efeito em outras regiões”, diz a BlackRock.

“Não pensamos que os preços de mercado reflitam totalmente os riscos e as oportunidades da transição ainda. Acreditamos que empresas que estão preparadas para a transição energética e que são mais capazes de agarrar as oportunidades vão continuar a beneficiar mais do que os outros ao longo do tempo”, acrescenta a gestora de ativos.

A via da transição será provavelmente determinada por uma intrincada interação de três fatores-chave, defende a gestora. Por um lado a tecnologia. O progresso tecnológico está a tornar mais barata a mudança de fontes de energia intensiva em carbono para fontes alternativas.

Depois as preferências sociais, ou seja, “as preferências dos consumidores e investidores, incluindo de produtos e bens mais ecológicos, que poderá mudar mais rapidamente à medida que os danos físicos das alterações climáticas, e o seu custo humano e económico, se tornam mais evidentes”.

Por fim a política climática. “As políticas climáticas específicas, e as políticas mais amplas de energia, industriais, de infraestruturas e de uso do solo, variam consoante a região. A decisão do Ocidente de reduzir a sua dependência da energia russa significa que a Europa, em particular, está agora a duplicar os seus esforços para chegar ao net-zero, tal como refletido na proposta do plano RePowerEU”, refere a BlackRock.

A maior parte do investimento necessário para descarbonizar a economia encontra-se em sectores que são actualmente ricos em carbono. Por isso, diz a gestora, investir na transição energética significa também investir em empresas com utilização intensiva de carbono que tenham planos de transição credíveis ou que forneçam os materiais, equipamentos e serviços necessários para a transição.

“Os investidores também devem considerar como mitigar o impacto nas suas carteiras de possíveis restrições de oferta durante o processo. Se a produção intensiva que usa carbono cair mais rapidamente do que as alternativas de baixo carbono são implementadas, pode haver períodos de escassez de oferta e altos preços para a utilização intensiva de carbono, sem as quais as economias ainda não podem funcionar”, diz a gestora de ativos no seu relatório.

A exclusão de exposições intensivas em carbono pode significar que as carteiras são menos capazes de resistir a esses choques da oferta.

A BlackRock defende que “as exposições a outras empresas com utilização intensiva de carbono ainda podem ser consistentes com a transição. Por exemplo, mesmo com uma transição rápida, o investimento na produção de petróleo e gás ainda será necessário para satisfazer a procura futura de energia. Essas exposições trazem riscos – por exemplo, se a procura de combustíveis fósseis sofrer uma erosão mais rápida do que o esperado e tornar alguns desses activos menos rentáveis ou mesmo inativos. Os investidores precisam de equilibrar esses riscos contra o benefício de mitigar o efeito de choques da oferta nas carteiras. O envolvimento com as empresas para compreender os planos futuros é fundamental”.

O desejo de tornar-se verde mais rapidamente reflecte as preocupações com a segurança energética. “Em 2020, cerca de 40% do fornecimento de gás da Europa veio da Rússia”, de acordo com dados do Eurostat.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments