às

Madeira: PS quer políticas para fixar jovens e dar resposta ao desafio demográfico



O presidente do Partido Socialista Madeira vincou, esta terça-feira, a urgência de serem implementadas políticas que criem condições para a fixação dos jovens na Região e que permitam responder ao desafio demográfico.

Nas Jornadas Parlamentares do PS, com o tema das Políticas de Juventude, Sérgio Gonçalves mostrou a sua preocupação em relação ao facto de a Madeira ser a região do país com a maior taxa de risco de pobreza e exclusão social, o menor poder de compra e onde “os jovens têm imensas dificuldades na sua emancipação e em aceder a um emprego, muitas das vezes na área profissional que desejam e para a qual têm formação”.

No entender do líder dos socialistas madeirenses, esta situação deve obrigar a políticas públicas adequadas e a medidas diferentes daquelas que têm sido implementadas pelo Governo Regional.

“Se insistirmos nas mesmas medidas, vamos ter os mesmos resultados, e o PS Madeira propõe-se a fazer diferente e a apresentar melhores soluções”, referiu o responsável, dando conta dos indicadores que mostram que, nos últimos dez anos, cerca de 17 mil madeirenses foram obrigados a deixar a Região por não terem oportunidades de trabalho que lhes permitam ter casa e constituir família, e salientando os quase nove mil jovens entre os 16 e os 34 anos que não estudam nem trabalham.

Sérgio Gonçalves vincou que é necessário dirigir políticas para o sector da educação, alertando que a Madeira é a única região do País onde os jovens não têm manuais escolares gratuitos.

O socialista afirmou também que, no que se refere à habitação, mesmo com os muitos milhões que vêm do Plano de Recuperação e Resiliência, as medidas que estão a ser implementadas não são as mais adequadas.

“No primeiro ano de aplicação do PRR, aplicar 40 milhões de euros à aquisição de habitação só vai inflacionar os preços das habitações de preços mais baixos, fazendo com que muitos dos jovens que hoje em dia não têm capacidade de adquirir a sua primeira casa não o consigam fazer, e outros, que até teriam, deixem de ter essa capacidade, criando ainda mais carências ao nível da habitação”, frisou.

O presidente do PS Madeira destacou, nesse sentido, a proposta dos deputados socialistas madeirenses aprovada em sede de Orçamento do Estado, que possibilita que a Madeira integre os territórios de baixa densidade.

“É uma medida fundamental para se criarem incentivos, não só de redução fiscal, em sede de IRC, mas também para se implementarem outras políticas com discriminação positiva na criação de emprego, no investimento por parte do tecido empresarial regional nos territórios do Porto Santo e nos municípios do norte da Madeira, que sofrem muito com a desertificação”, afirmou Sérgio Gonçalves.

O socialista sublinhou ainda que o problema demográfico tem de ser invertido, “dando oportunidades aos jovens, criando condições para que estes se fixem nestes territórios e seja possível estancar esta verdadeira sangria que temos tido em termos de redução de população ao longo dos últimos dez anos”.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments