às

Discussões entre os EUA e a Índia sobre gás russo começaram, diz a Casa Branca



Os Estados Unidos já iniciaram conversações com países como a Índia relativamente à implementação de um limite de preço ao gás russo, disse o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, a bordo do Air Force One, citado pela “Reuters”.

“Começamos a conversar com a Índia sobre como funcionaria um teto no preço [ao gás da Rússia] e quais seriam as implicações”, adiantou.

Em abril, o presidente Joe Biden disse ao primeiro-ministro indiano Narendra Modi que não era do interesse da Índia aumentar as suas importações de energia da Rússia. Biden disse que os EUA estavam prontos para ajudar a diversificar suas importações de energia, observando que as importações de energia americana são muito maiores do que as russas, segundo a “Reuters”. Também Emmanuel Macron e Boris Johnson encetaram apelos nesse sentido.

Os pedidos surgiram depois de, em março, terem saído notícias que indicavam que a Índia estava a considerar aceitar uma oferta russa para comprar petróleo bruto e outras matérias primas a preços mais baixos com pagamento feito através de uma transação de rupia-rublo. No mesmo mês, a “Al Jazeera”, avançou que a maior petrolífera do país, a Indian Oil Corporation, comprou três milhões de barris de petróleo à Rússia.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments