às

Rússia não vai aderir ao Tratado sobre Proibição de Armas Nucleares, diz Kremlin



A Rússia não vai aderir ao Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPNW), disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, nesta sexta-feira, citada pela agência “TASS”. “O avanço assertivo do tratado aprofunda a desunião entre os Estados e mina o regime do Tratado de Não Proliferação”, justificou.

As declarações surgem após a conclusão da primeira conferência de Estados participantes do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares.

“A Rússia não pretende aderir a este acordo e acredita que o tratado não estabelece qualquer norma: nem agora nem no futuro”, declarou.

Segundo Zakharova, Moscovo continua a defender que o desenvolvimento do TPNW foi prematuro, erróneo e contraproducente. “Este acordo não faz nada para reduzir os crescentes riscos nucleares e não aproxima a humanidade um passo da meta nele declarada, e a abordagem estabelecida só leva a um aumento das contradições entre estados nucleares e não nucleares”, afirmou.

“Não tem em conta a situação político-militar e estratégico-militar e contraria o princípio de que o desarmamento nuclear deve ser realizado de tal forma que leve a “um aumento do nível de segurança para todos”. Não vemos maneiras realistas de implementar nenhuma – ou medidas práticas para reduzir diretamente as armas nucleares”, acrescentou.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments