às

Ausência de Putin em evento aumenta especulação sobre o seu estado de saúde



A especulação em torno da saúde do presidente russo, Vladimir Putin, continua e desta vez foi a desistência de um jogo de hóquei que levantou algumas suspeitas.

Estava previsto Putin participar num jogo amador da Liga de Hóquei russa, criada pelo próprio, mas em vez disso enviou uma mensagem em vídeo. “Desejo boa sorte nas batalhas no gelo e tudo de bom”, disse Putin na mensagem. “E como dizem: Que vença o melhor”, acrescentou.

Uma fonte próxima de Moscovo disse ao “New York Post” que o jogo amador “sempre foi uma data firme no diário [de Putin]”. A mesma fonte acredita  “algo deve estar errado para que ele não compareça”.

Era igualmente esperado que Vladimir Putin também jogasse pelo Legends of Hockey, mas no início de maio, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, anunciou que o chefe de Estado não participaria no jogo.

Putin, que muitas vezes exibiu as proezas atléticas, gabou-se em 2021 de que o hóquei no gelo lhe proporcionava longevidade – e usou a participação no jogo anual para reprimir rumores sobre a sua saúde. “Estende a vida, melhora a qualidade de vida e atribui-lhe um significado mais profundo”, disse o líder russo na altura.

O estado de saúde de Putin tem vindo a ser questionado em diversas ocasiões. A 2 de maio, em entrevista ao “The Sun”, um antigo agente do KGB disse que Putin sofria de demência.

“Eu não sou médico, mas há uma séria preocupação de que Putin esteja a sofrer de vários problemas de saúde – possivelmente devido a lesões desportivas durante a juventude. Isso, em conjunto com alguns problemas que afetam as pessoas mais velhas, como a demência em fase inicial”, disse Boris Karpichov,

Segundo o antigo agente do KGB o presidente russo estará a esconder o seu estado de saúde às pessoas mais próximas para manter a imagem de um homem forte. “Ele é tão desconfiado e tão obcecado, com ideias paranoicas que agora pode ser comparado ao tirano Estaline”, garantiu.

Além das opiniões sobre a saúde do líder do Kremlin um vídeo publicado onde aparece a mão de Vladimir Putin a tremer enquanto o presidente russo cumprimenta o líder da Bielorrússia. No vídeo, que foi filmado pouco antes da invasão russa da Ucrânia em fevereiro, Putin pressiona a mão contra o peito para parar de tremer enquanto cumprimentava Alexander Lukashenko.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments