às

Comissão Europeia equivale certificado digital de sete países ao da União Europeia



A Comissão Europeia aprovou a adoção dos certificados digitais de sete países, notando que são agora equivalentes ao certificado digital Covid-19 da União Europeia.

Assim, os certificados emitidos pela Albânia, Andorra, Ilhas Faroé, Israel, Mónaco, Marrocos e Panamá são agora aceites nos países da União Europeia.

“Consequentemente, os sete países e territórios estarão ligados ao sistema da UE e os certificados Covid que emitem serão aceites na UE nas mesmas condições que os certificados digitais Covid da UE. Ao mesmo tempo, os países e territórios acordaram em aceitar o certificado digital Covid da UE para viajar da UE para os seus países”, nota a Comissão Europeia em comunicado.

Em Portugal já foram emitidos 7,5 milhões de certificados digitais.

O certificado digital Covid-19 é um documento que prova que um cidadão da UE, ou de determinado país, já foi vacinado, recebeu um resultado negativo de um teste ou recuperou do vírus.

Para solicitar o certificado digital é apenas necessário o número de utente do Serviço Nacional de Saúde e pedir o certificado de forma gratuita na aplicação SNS24 ou no site do Serviço Nacional de Saúde.

O certificado é emitido em formato digital, mas o titular do mesmo tem a possibilidade de imprimir o documento e apresentá-lo em papel.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments