às

Conselho Europeu: Costa celebra “sucesso político” da cimeira com a Índia



O primeiro-ministro considerou que a cimeira entre União Europeia e Índia constituiu um sucesso político, tendo aberto a porta à celebração de acordos comerciais e de investimento e a uma parceria estratégica. Esta posição foi defendida por António Costa no final de uma conferência de imprensa conjunta com os presidentes do Conselho, Charles Michel, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no final da reunião de líderes União Europeia/Índia.

“As negociações que estavam congeladas desde 2013 vão ser retomadas. As portas ficam abertas para acordos com a Índia ao nível comercial e dos investimentos”, afirmou o primeiro-ministro, falando também no objetivo de a prazo haver uma parceria estratégica. No plano político, António Costa salientou que esta foi a primeira vez que houve uma reunião entre os 27 líderes políticos da União Europeia e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Já o presidente do Conselho Europeu considerou a Cimeira informar entre a União Europeia (UE) e a Índia como “um momento importante e excecional” na história da relação entre o bloco europeu e o país indiano.

“Abrimos um caminho muito importante na nossa relação. Somos as duas maiores democracias no mundo, parceiros naturais em muitas áreas, é uma parceria robusta baseada em valores partilhados e interesses convergentes”, explicou Charles Michel, que anunciou que ficou acordado hoje, entre ambas as partes, “que daremos passos concretos que nos permitiram concretizar esta parceria”, nomeadamente a nível das relações comerciais, investimento e indicações geográficas, negociações que ficaram interrompidas em 2013.

“Vamos lançar uma parceria a nível da conectividade para que haja um crescimento económico sustentável e que permita ter boas ligações entre as duas nações”, frisou, este sábado, durante uma conferência de imprensa que se seguiu após a Cimeira Social que decorreu no Porto.

Charles Michel sublinhou também que as negociações na área dos direitos humanos voltou a ser retomada, “oito anos depois”, uma área que considera muito relevante: “Direitos humanos, igualdade de género e de oportunidades estão no centro do nosso compromisso com a Índia”.

Quanto aos trabalhos realizados ontem, no dia de arranque da Cimeira Social, no Porto, o responsável adiantou que foi feita uma “troca de pontos de vistas sobre a gestão da Covid-19”, cujo o debate incidiu sobre a produção e distribuição das vacinas, algo que o responsável referiu ter havido “progressos significativos”.

Debateu-se ainda sobre a vigilância e investigação sobre a circulação das novas variantes e, por fim, a concretização da ambição do certificado Covid. “Achamos importante no próximo Conselho Europeu voltarmos a este tema para conseguirmos ter a capacidade de voltar circular na Europa”, referiu.

“A reunião de ontem foi muito entusiasmante, e o debate foi muito vivo”, rematou.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments