às

Portugal viu nascerem 3.507 novas empresas em março



A Informa D&B, que reúne bases de dados sobre o tecido empresarial, adiantou esta terça-feira que, no passado mês de março, foram constituídas 3.507 novas empresas em Portugal.

Em comunicado, a empresa menciona que “foram constituídas 3.507 novas empresas, o melhor valor desde janeiro, apesar das medidas restritivas à circulação e à atividade das empresas que, como foi notório nos últimos doze meses afetaram significativamente o empreendedorismo”.

“O crescimento de 42% face ao mês homologo deve ter em conta que tanto em março como em abril de 2020 a constituição de novas empresas sofreu uma queda sem precedentes, fruto do primeiro período de confinamento geral”, sublinha a Informa D&B.

Apesar do crescimento registado, a D&B sublinha que “os números atuais de novas empresas estão ainda 16% atrás do verificado no ano passado”. Ainda assim, existem “há cinco distritos no continente onde a criação de empresas neste trimestre superou o registo de 2020: Bragança, Viseu , Évora, Beja e Leiria”.

O sector da agricultura sentiu um crescimento de 16% e o do retalho 10%, ao contrário do sector dos transportes que recuou 63%, alojamento e restauração registou menos 39% e serviços gerais menos 31%.

Quanto aos encerramentos, fecharam no “primeiro trimestre 2.895 empresas, menos 16,7%  do que no período homologo”. “As insolvências registaram 571 novos processos neste período, que compreende a uma ligeira subida de 1,9%”, revela a empresa Informa D&B.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments