às

Ricardo Baptista Leite: “Falhou-se na preparação do Inverno e no aligeirar de medidas durante o Natal”



O deputado Ricardo Baptista Leite, do PSD, referiu que Portugal vive agora “o pior momento da pandemia”.

Em declarações aos jornalistas após a reunião do Infarmed, esta terça-feira, com especialistas e membros do Governo sobre a situação epidemiológica em Portugal, o social democrata reconheceu que não se pode “continuar a combater esta pandemia com as receitas de 2020”, referiu, admitindo que se “falhou na preparação do inverno e no aliviar das medidas do natal mas agora temos que estar focado nas soluções”.

Segundo a previsão dos especialistas, Portugal deverá atingir os 14 mil casos diários e uma taxa de ocupação de 60% nas unidades de cuidados intensivos, só com doentes Covid-19, nos próximos dias. Um cenário que, para Batista Leite é alarmante, uma vez que em pleno inverno é normal t”ermos uma taxa de ocupação de 80-90% mas de pessoas com outras doenças”. Esta situação poderá fazer com que outros doentes fiquem dificultados de aceder ao SNS e “os profissionais de saúde poderão ver-se confrontados com uma situação de ter que escolher quem te acesso a esses cuidados. Estamos perante uma situação dramática”, frisou.

“Poderemos demorar entre seis a oito semanas para reduzir o número de infetados desça até 3500” acrescentou, reforçando que isto implicará “um esforço gigantesco” de todos.

“Ignorar o conjunto de especialistas, e do PSD, vai custar vidas. É fundamental estarmos focados em reduzir o número de casos. A situação está descontrolada”, alertou Batista Leite.

Quanto à questão das escolas, o representante do PSD afirma que, com base nos dados epidemiológicos, “parece que as pessoas acima dos 12 anos apresentam risco” e portanto, o fim das aulas presenciais, para haver aulas à distancia no secundário e no segundo ciclo, “são matérias que o PSD entende que devem ser tomadas com seriedade”.

 



Fonte: Economico – Politica

0 Comments