às

Lacerda Sales admite condicionante dos testes rápidos



Com a possibilidade de um teste rápido em cima da mesa, António Lacerda Sales explicou que estes apresentam uma menor sensibilidade aos testes que têm sido realizados em território nacional, explicando no que consistem os novos testes antígeno e em que contextos pode ser aplicada a sua utilização.

Os “testes de antígeno detetam proteínas do vírus, que podem estar incluídos naquilo que chamamos testes rápidos, que serão de resultado entre 20 a 30 minutos”, enquanto os convencionais demoram 24 horas, apontou o secretário de Estado adjunto da Saúde na habitual conferência de imprensa desta segunda-feira.

Ainda assim, apesar do resultado ser divulgado mais rapidamente, Lacerda Sales explicou que estes “têm também uma sensibilidade menor ou ligeiramente menor do que os testes convencionais que fazemos”. “Particularmente quando a carga viral nos doentes é baixa, por exemplo doentes assintomáticos podem testar negativo com estes tipos de testes sendo este um teste falsamente negativo. Portanto, esta diminuição de sensibilidade para testes falsos-positivos é uma condicionante”, admitiu.

No contexto de tempo mais frio, ou seja, no outono e inverno, vários países europeus já começaram a realizar análises a este tipo de testes, de forma a perceber a sua veracidade, uma vez que “a necessidade de testagem será superior” por coincidir com a época gripal”.

“Quando um teste destes é utilizado muitas vezes para definir logo os positivos dos negativos, principalmente os super spreaders, que são indivíduos com alta carga viral, e de facto deteta e permite fazer uma separação dos positivos e dos negativos, e com a consequente implementação das medidas de saúde pública”, adiantou o secretário de Estado.

“Tendo em conta ainda esta probabilidade de falsos negativos e de poder ter de ser feito um teste PCR subsequente nessas condições, achamos que não deve constituir um critério único”, adiantou, explicando que em “contexto de escassez, de evolução epidemiológica e determinadas situações específicas, como surtos, lares, escolas, estes testes são uma mais valia pois permitem com rapidez detetar indivíduos com doença ativa”.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments