às

Uber dispara mais de 6% depois de adquirir rival da Uber Eats



A gigante de transporte e mobilidade Uber é o grande destaque do setor empresarial após a abertura da negociação bolsista de Wall Street, esta segunda -feira. 6 de julho. A empresa cotada no índice tecnológico Nasdaq soma 6,13%, para 32.55 dólares, depois de ter disparado 8% nas negociações de pré-mercado (antes da abertura da bolsa).

A Uber capta as atenções dos investidores, depois de ter sido anunciado a aquisição da Postmates, empresa concorrente da Uber Eats, por 2,65 mil milhões de dólares (2,34 mil milhões de euros). Com esta operação, a Uber estima vir a emitir perto de 84 milhões de novas ações ordinárias por 100% do património da Postmates, que foi avaliada em 2,4 mil milhões de dólares (2,14 mil milhões de euros) em setembro de 2019.

Na sexta-feira, 3 de julho, a Uber tinha encerrado a sessão a subir mais de 4%, a cotar 30,68 dólares por ação, num dia em que começaram a surgir rumores de que um acordo entre as duas empresas estaria para breve.

A operação já foi aprovada pelos conselhos de administração da Uber e da Postmates, respetivamente. O banco de investimento JP Morgan foi consultor financeiro para a Postmates, num negócio que deverá estar concluído até março de 2021.

A Postmates foi fundada em 2011 e é uma concorrente direta da Uber Eats no mercado norte-americano. Pelo menos até à conclusão do negócio, ou seja até março de 2021, as operações da Uber Eats, liderada por Pierre-Dimitri Gore-Cot, e da Postmates, liderada por Bastian Lehmann, vão continuar separadas.

O negócio está a ter várias leituras no mercado da mobilidade e da entrega de refeições ao domicilio. Primeiro, poderá ser um sinal da Uber para ganhar terreno à DoorDash, que segundo a Bloomberg domina o mercado de entrega de refeições nos Estados Unidos, tendo em conta que a Postmates detém uma “posição forte” na costa Este daquele país.

Por outro, é uma resposta da Uber à aquisição da Grubhub pela holandesa Just Eat Takeaway, um negócio avaliado em 7,3 mil milhões de dólares (6,5 mil milhões de euros). A Uber estava interessada na Grubhub.

O interesse da Uber na Postmates já tinha sido detalhado pelo “The Wall Street Journal”, no final do mês de junho, apontando que o negócio poderia ocorrer por cerca de 2,6 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros).



Fonte: Economico – Politica

0 Comments