às

Hidrogénio pode gerar investimentos de sete mil milhões até 2030



O hidrogénio pode vir a gerar investimentos na ordem dos sete mil milhões de euros até 2030, avançou hoje o Governo.

“Esta oportunidade que o hidrogénio representa para o setor e para a economia poderá traduzir-se, no horizonte 2030, em investimentos na ordem dos 7.000 milhões de euros em projetos de produção de hidrogénio e numa redução das importações de gás natural na ordem dos 300 a 600 milhões de euros”, segundo comunicado do ministério do Ambiente e da Ação Climática.

O Executivo aprovou hoje o diploma sobre a “Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2), que tem como objetivo principal introduzir um elemento de incentivo e estabilidade para o setor energético, promovendo a introdução gradual do hidrogénio enquanto pilar sustentável e integrado numa estratégia mais abrangente de transição para uma economia descarbonizada”.

Entre os vários projetos que podem ser alavancados com base nesta estratégia está a fábrica de produção de hidrogénio verde em Sines, um projeto privado de um consórcio luso-holandês.

“Implementar um projeto âncora à escala industrial de produção de hidrogénio verde em Sines, o qual representará um investimento base superior a 2,85 mil milhões de euros, e está focado em alavancar a energia solar, mas também eólica, enquanto fatores de competitividade, tirando partido da localização estratégica de Sines”, de acordo com a tutela.

É em Sines que está planeada a instalação de uma “unidade industrial com uma capacidade total em eletrolisadores de, pelo menos, 1 GW até 2030, que permita posicionar Sines, e Portugal, como um importante hub de hidrogénio verde”, segundo o comunicado do ministério do Ambiente.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments