Levantar de restrições muito cedo pode levar a um segundo pico da Covid-19, alerta Downing Street
O levantamento antecipado e apressado das medidas de segurança decretadas como forma de conter o surto do novo coronavírus poderá resultar no surgimento de um novo pico da pandemia. Essa é a atualmente a principal preocupação do governo de Boris Johnson, de acordo com um porta-voz de Downing Street, citado, esta segunda-feira, pela Sky News.
“Se mudarmos as coisas rápido demais, e levantarmos as medidas de confinamento, o vírus pode começar a espalhar-se exponencialmente novamente”, disse. “O público espera que façamos tudo o que pudermos para impedir a propagação do vírus e proteger vidas.”
De acordo com uma noticia publicada, esta manhã, no jornal “Times”, Boris Johnson terá dito aos restantes membros do governo que vai ser “muito cauteloso” quando chegar a altura de facilitar o bloqueio e que sua “preocupação primordial” é evitar que surja uma segunda onda do surto.
As ordens de confinamento foram decretadas a 23 de março e prolongadas, na semana passada, por mais 21 dias.
O número 10, em Downing Street, explicou que as decisões sobre quando e como facilitar as medidas de confinamento serão baseadas nos conselhos do Grupo Consultivo Científico para Emergências, um grupo de especialistas que assessora o governo sobre o surto.
O Reino Unido é o quinto país da Europa, e o sexto do mundo, com mais casos confirmados por Covid-19. Os dados oficiais, que deverão ser atualizados esta tarde, dão conta de mais de 120 mil infetados e 16 mil vítimas mortais.
Fonte: Economico – Politica
0 Comments