às

Novas matrículas arrancam em março. Sem data e sem traços separadores


As novas matrículas começam a ser vistas nas estradas portuguesas a partir de março. Para as matrículas antigas deixarem de vigorar, é preciso que o atual modelo esgote as possibilidade no formato em vigor (dois algarismos, duas letras, dois algarismos). Só então, é que as novas matrículas (duas letras, dois algarismos, duas letras) começam a ser emitidas, o que deverá acontecer a partir de março.

“Do atual modelo de números de matrículas, constituído por dois grupos de dois algarismos e um grupo de duas letras, estavam ainda disponíveis para serem atribuídas no início deste ano, cerca de 60.220 matrículas”, segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

“Prevê-se que este modelo, do qual desde 25 de maio de 2005 até agora, foram reservadas 5.109.263 matrículas, se esgote no final do próximo mês de fevereiro”, acrescenta esta entidade pública.

As novas matrículas deixam de ter a barra amarela que contém o mês e o ano em que as matrículas foram registadas. Mas também deixam de ter os “traços separados de grupos de caracteres”, mantendo, no entanto, um “espaçamento entre os caracteres”.

Em relação ao fim do mês e ano na matrícula, o IMT aponta que Portugal era o único que apresentava estes elementos na chapa de matrícula, o que gerava “más interpretações legais” noutros países, por este elemento ser “utilizado em muitos países para indicar a data de validade do número da matricula e não o ano e mês do veículo, elementos que nada têm a ver com o número de matricula”.

Já as chapas de matrícula dos ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos vão passar a apresentar no seu canto superior esquerdo o símbolo distintivo de Portugal (P) bem como as 12 estrelas da União Europeia num fundo azul.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments