às

Governo polaco pressiona Netflix a clarificar documentário sobre ocupação nazi


A série documental “The devil next door” disponibilizada pelo Netflix retrata a ocupação da Alemanha nazi aos países vizinhos, e mostra com grande detalhe os terrores dos campos de concentração, criados para exterminar judeus, pessoas de etnia cigana, opositores políticos, pessoas com deficiência, ou pessoas que simplesmente discordassem da ideologia nazi.

Durante o documentário um dos mapas mostra um campo de concentração dentro da fronteira do que é hoje a Polónia, algo que não agradou ao governo polaco, que rapidamente se apressou a comunicar a “falha” à Netflix, segundo a Reuters.

O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, afirmou que o documentário não é explícito a apontar que a Polónia foi um país ocupado pelo regime nazi durante este período, sugerindo assim a participação ou a cumplicidade da Polónia durante toda a ocupação nazi.

Na carta enviada à produtora, Morawiecki diz que “não há nenhuma explicação ou comentário que os locais apresentados no mapa fossem operados pelos alemães”, algo que considera ser prejudicial para a reputação do país, defendendo que a série documental deveria explicitar melhor que a Polónia foi um país ocupado pelos nazis durante a segunda guerra mundial.

O mapa aparece num documentário da Netflix que relata a história de John Demjanjuk, um trabalhador do setor automóvel reformado que foi condenado por um tribunal alemão em 2011 por ter sido um guarda de um campo de morte nazi durante a segunda guerra mundial.

Ainda assim o primeiro-ministro polaco não acredita que o “erro” tenha sido intencional, e que a produtora deverá corrigi-lo sem problemas. Morawiecki relembra ainda que o seu “país nem sequer existia como um estado independente” e que “milhões de polacos foram mortos nestes lugares”.

Em declarações à Reuters, um responsável da Netflix afirmou que a empresa está “consciente do problema relativo ao ‘The Devil Next Door’, procurando corrigir o erro urgentemente”.

A Polónia continua bastante sensível aos assuntos que digam respeito a esta temática, sendo que na altura em que foi invadida pela Alemanha nazi tinha uma das maiores comunidades judaicas do mundo, até ser praticamente exterminada pelos nazis.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments