às

Estado investe 1,5 milhões em projeto de lixo espacial na Madeira e Açores


O Estado prevê um investimento de 1,5 milhões, entre 2019 e 2010, num projeto para monitorização do lixo espacial, que prevê a instalação de dois telescópios na zona do Pico do Areeiro, que estarão ligados ao Centro Operacional dos Açores.

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, esteve na Madeira para assinar o protocolo entre a República e a Região, onde previu ainda que a instalação dos telescópios esteja pronta até ao final do próximo ano.

João Gomes Cravinho referiu que o objetivo é capacitar o país para monitorizar, caraterizar e identificar objetos que estejam no espaço.

“O espaço está cada vez mais povoado e é importante saber que tipo de objetos circulam no espaço e que tipo de medias são necessárias para o seu acompanhamento ou para identificação de eventuais perigos”, sublinha o Ministro.

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, destacou, a propósito do protocolo, a importante posição geopolítica da Madeira e dos Açores no âmbito das novas dimensões da defesa nacional.

“Hoje em dia, a problemática da utilização dos drones e a fiscalização do espaço são mais importantes do que no passado”, afirmou o Ministro.

Miguel Albuquerque mostrou a disponibilidade da Região para cooperar com o ministério da Defesa Nacional na área dos drones, indústria que considera ter um grande potencial de desenvolvimento, e que poderá dar contributos “para a fiscalização da nossa plataforma continental”.

O Presidente do Governo madeirense destacou ainda o importante passo que este projeto representa por colocar investigadores da Região, bem como a Universidade da Madeira a trabalharem em conjunto com o Ministério da Defesa Nacional, no âmbito da investigação científica.



Fonte: Economico – Politica

0 Comments